MINISTÉRIO DA CULTURA e STIHL
apresentam:
Orquestra Theatro São Pedro
Série Concerto Theatro São Pedro
O Grupo Camerata Café é o convidado do concerto do dia 18 de outubro com repertório popular francês
O próximo concerto da Orquestra Theatro São Pedro (OTSP) ocorrerá no dia 18 de outubro (quarta-feira), às 20h, e recebe o Camerata Café, com repertório de música francesa, o grupo utilização das várias possibilidades e texturas sonoras, com a diversidade de instrumentos e formação eclética dos integrantes: Rafael Figueredo (contrabaixo), Pablo Schinke (violoncelo), Marina Lopes (violino), Luizinho Santos (saxofone tenor, soprano e flauta), Bethy Krieger (piano), Ricardo Arenhaldt (bateria) e Carolina Braga(voz). O concerto tem regência do maestro Evandro Matté e os ingressos são mediante 2 kg de alimento não perecível, disponíveis na recepção do Multipalco, das 13h30 às 18h, a partir do dia 10 de outubro.
Os integrantes do Camerata Café possuem distintas formações, alguns oriundos da música popular, outros da música erudita, atravessando fronteiras e mesclando vertentes, com versões e arranjos originais. Nesta apresentação, a música francesa foi a escolhida para apresentar a variedade e beleza da sonoridade da música popular e erudita unidas num só show. No “Viva la France” teremos músicas como: Autumn leaves, Pavane, Habannera, La Bohème, Sou le ciel de Paris, Ne me quitte Pas, Padam Padam, La foule, Les moulins de mon coeur, Dans ma Rue e Jé veux entre outras.
A OTSP se destaca como uma das principais orquestras do Estado do RS e desponta com projetos sociais, ao longo do ano, com a Orquestra Jovem Theatro São Pedro e aulas gratuitas de instrumentos para crianças e adolescentes. O concerto tem o patrocínio da STIHL, BANRISUL CORRETORA DE SEGUROS, ZAFFARI e GERDAU; apoio BAT Brasil, MBZ Advogados e AGCO; Planejamento Cultural da Associação Pró-Música de Porto Alegre; realização Fundação Theatro São Pedro, Secretaria de Estado da Cultura e Ministério da Cultura, Governo Federal, União e Reconstrução.
EVANDRO MATTÉ
É diretor artístico e maestro da Orquestra Theatro São Pedro, da OSPA e do Festival Internacional SESC de Música, em Pelotas. Realizou sua formação musical na UFRGS, na University of Georgia (Estados Unidos) e no Conservatoire de Bordeaux (França). Como convidado, já esteve à frente de orquestras do Uruguai, Argentina, China, Portugal, República Checa, Croácia, Alemanha, Itália, Colômbia e Estados Unidos. Em 2019, foi condecorado pelo Ministério da Cultura da França pelo desenvolvimento das artes francesas em seu domínio artístico.
LEI DE INCENTIVO À CULTURA
Patrocínio: STIHL, BANRISUL CORRETORA DE SEGUROS, ZAFFARI e GERDAU Apoio: BAT Brasil, MBZ ADVOGADOS e AGCO Grãos e Proteína Planejamento Cultural: Associação Pró-Música de Porto Alegre Realização: Fundação Theatro São Pedro; Secretaria de Estado da Cultura; e Ministério da Cultura, Governo Federal, União e Reconstrução |
SERVIÇO
Orquestra Theatro São Pedro
Data: 18 de outubro de 2023 (quarta-feira), às 20h
Local: Theatro São Pedro (Marechal Deodoro, s/nº – Centro Histórico/POA-RS)
Ingressos gratuitos, mediante 2kg de alimentos não perecíveis, disponíveis a partir do dia 10 de outubro na recepção do Multipalco, das 13h30 às 18h.
Orquestra Theatro São Pedro
Data: 18 de outubro
Local: Palco do Theatro São Pedro
Ingressos mediante 2kg de alimento não perecível
* este evento disponibiliza medidas de acessibilidade física e de conteúdo
CAMERATA CAFÉ
Música Francesa é o primeiro tema do grupo “Camerata Café “. Os músicos são amigos que se uniram para fazer o que mais gostam: arranjar e tocar com seus instrumentos a música e o público. Os músicos do grupo são Rafael Figueredo (contrabaixo ) e Pablo Schinke (violoncelo), Marina Lopes (violino), Luizinho Santos (saxofone tenor, soprano e flauta), Bethy Krieger (piano), Ricardo Arenhaldt (bateria) e Carolina Braga(voz). O Menu Sonoro que deu início ao espetáculo é uma referência a utilização das várias possibilidades e texturas sonoras que o grupo tem, com a diversidade de instrumentos e pela formação eclética dos músicos. Alguns oriundos da música popular, outros da música erudita, este grupo de músicos gosta de apresentar repertório selecionado e desfazer a fronteira destas vertentes, buscando oferecer seu toque, como um chef de cozinha que tem seu próprio tempero, em versões e arranjos originais. Neste primeiro show do grupo “Camerata Café” a Música Francesa foi a escolhida para apresentar a variedade e beleza da sonoridade da música popular e erudita unidas num só show. No “Viva la France” teremos músicas como: Autumn leaves, Pavane, Habannera, La Bohème, Sou le ciel de Paris, Ne me quitte Pas, Padam Padam, La foule, Les moulins de mon coeur, Dans ma Rue e Jé veux entre outras.
Autumn Leaves (Joseph Kosma)
Pavane (Gabriel Fauré)
Habanera (Georges Bizet)
Non, Je ne regrette rien (Charles Dumont)
Lá bohème (Charles Aznavour)
Ne me quitte Pas (Jacques Brel)
Indifférence (Tony Muréna)
Les moulins de mon coeur (Michel Legrand)
Sous le Ciel de Paris (Hubert Giraud)
Dans ma Rue (Jacques Datin)
Padam Padam (Norbert Glanzberg)
Jé Veux (Kerredine Soltani)
La Foule (Ángel Cabral)
La vie en Rose (Marguerite Monnot e Loyiguy)
A programação diversificada apresenta obras do repertório da música de concerto, ópera, ballet, música popular e instrumental brasileira. Além da programação de concertos oficiais, da série Theatro São Pedro, a OTSP apresenta a série Concertos Didáticos Banrisul Corretora de Seguros e Concertos Comunitários Zaffari, sob direção artística do maestro Evandro Matté. A criatividade e a originalidade sempre estão presentes na programação que conta com solistas de renome nacional e internacional.