Festival de Música Colaborativo – Jazz em Concerto (Orquestra Theatro São Pedro)

Homepage > Programação

INGRESSOS ESGOTADOS
Sobre o Evento

Orquestra Theatro São Pedro interpreta clássicos do jazz em concerto solidário com participação do pianista Luciano Leães e da cantora norte-americana JJ Thames

 

A apresentação, sob regência e direção artística do maestro Evandro Matté, acontece no dia 20 de junho, quinta-feira, às 20h, como parte da programação do Festival de Música Colaborativo do Theatro São Pedro, uma iniciativa do Sarau do Solar da Assembleia Legislativa RS, que também terá transmissão ao vivo pela TV e pelo YouTube. Os ingressos para assistir presencialmente podem ser retirados gratuitamente no site do teatro, mediante a doação de alimentos não perecíveis ou produtos de higiene no dia do concerto

 

 foto: Vitória Proença

 

 

A Orquestra Theatro São Pedro retoma sua programação no dia 20 de junho, quinta-feira, às 20h, com um concerto solidário para arrecadar donativos para artistas e trabalhadores do setor cultural afetados pelas enchentes. Sob regência e direção artística do maestro Evandro Matté, a orquestra apresentará o espetáculo inédito Jazz em Concerto, recebendo o pianista Luciano Leães e a cantora norte-americana JJ Thames, conhecida como a Diva do Blues de Mississippi, para fazer uma viagem musical pelo gênero marcado pelo improviso.

 

No repertório da apresentação estarão standards como Take Five, de Paul Desmond; Blue Rondo à la Turk, de Dave Brubeck; e In The Mood, de Glenn Miller, que ganham versões orquestradas. O programa também inclui faixas como I’d Rather Go Blind, de Etta James, que serão apresentadas com a voz marcante e aveludada da artista estadunidense que tem impressionado públicos de todas as partes do mundo com performances que se destacam pela sua presença de palco e entrega vocal

 

A programação faz parte do Festival de Música Colaborativo, uma iniciativa do Sarau do Solar da Assembleia Legislativa RS em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura por meio do Instituto Estadual da Música, Fundação Theatro São Pedro, Associação Pró-Música de Porto Alegre e Coletivo RS Música Urgente. Além de assistir ao concerto presencialmente, no Theatro São Pedro, o público também poderá acompanhar a transmissão ao vivo pela TV Assembleia, no canal aberto 11.2 ou no site, assim como nas páginas na TV Assembleia no YouTube e no Facebook. Os ingressos para o concerto presencial podem ser retirados gratuitamente no site do teatro, mediante doação de alimentos não perecíveis ou produtos de higiene no dia da apresentação.

 

Ao todo, serão cinco noites beneficentes de festival. A programação inicia na quarta-feira (19), com o Sarau Luciano Maia Trio convida Joca Martins, César Oliveira e Rogerio Melo e o Sarau Paola Kirst convida Dionísio Souza, André Paz e Stephanie Soeiro. Depois da apresentação da Orquestra Theatro São Pedro na quinta (20), o evento ainda receberá o Coletivo RS Música Urgente, com apresentação de mais de 40 artistas do Rio Grande do Sul na sexta-feira (21); os saraus Ian Ramil e Banda Tetein e Nina Nicolaiewsky & Sucinta Orquestra no sábado (22), além do Sarau Gabriel Selvage e Lucio Yanel no domingo (23). Durante todas as apresentações, serão solicitadas doações em dinheiro pelo Pix do Coletivo RS Música Urgente, criado para auxiliar músicos e trabalhadores do setor que sofreram perdas com as recentes cheias que atingiram grande parte dos municípios gaúchos.

 

Saiba mais sobre os participantes do Jazz em Concerto

 

JJ Thames (canto)

Conhecida como a Diva do Blues de Mississippi, JJ Thames é natural de Detroit, cidade do estado de Michigan, nos Estados Unidos, que sempre foi um celeiro fértil para os gêneros blues e soul. A cantora começou a se apresentar ainda criança e já atuou como backing vocal para bandas renomadas como Outlaw Nation, Fishbone, The Beat, Bad Brains e Slightly Stoopid. Além disso, dividiu o palco com lendas como Marvin Sease, Bobby Blue Bland, Peggy Scott Adams, Denise LaSalle e Willie Clayton, depois de seguir seu coração até o Mississippi. Com sua voz marcante e aveludada, tem impressionado públicos de todas as partes do mundo com performances que se destacam pela sua presença de palco e entrega vocal. Aos 30 anos, além de estar gravando um novo álbum, JJ Thames tem datas de turnê marcadas na Europa em novembro e uma série de shows em festivais pelo Brasil em junho. Segundo o Detroit Free Press, ela é” jovem e bela, uma excelente contadora de histórias e seus vocais são consistentemente de tirar o fôlego. Seus shows são eletrizantes e agradam ao público”. Já o Depression Magazine destacou que “ela sabe também quando soltar a voz e quando recuar um pouco. Quer blues? Soul? Gospel? R&B? Ela domina todos esses estilos e possui uma voz poderosa que se destaca entre as melhores.”

 

Luciano Leães (piano e canto)

Com cerca de 30 anos de carreira, o pianista Luciano Leães possui uma notável trajetória artística. O instrumentista e compositor brasileiro já figurou no palco ao lado de nomes Carey Bell, Hubert Sumlin, Jesse Harris, Tony Coleman, James “Boogaloo” Bolden, Annika Chambers, tocou em eventos como o Festival de Jazz de Montreal (Canadá), New Orleans Jazz Fest (New Orleans) e Lucerne Blues Fest (Suíça), além de ter sido convidado para fazer o show de abertura para Elton John em Porto Alegre. Aliado ao trabalho autoral, o artista mantém uma carreira internacional com permanente atuação no Sul dos Estados Unidos, onde se apresenta regularmente há quase uma década. Sua música já tocou em rádios como a americana WWOZ, e teve discos e singles lançados em casas como o tradicional Maple Leaf, de New Orleans. Seus temas já foram arranjados pela Orquestra Theatro São Pedro, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre e a Orquestra Unisinos Anchieta. Foi laureado com o Prêmio Açorianos tanto como instrumentista como produtor musical. 

 

Evandro Matté (regente)

É diretor artístico e maestro da Orquestra Theatro São Pedro, da OSPA e do Festival Internacional SESC de Música em Pelotas. Realizou sua formação musical na Universidade Federal do Rio Grande do Sul; na University of Georgia, nos Estados Unidos; e no Conservatoire de Bordeaux, na França. Desde 2006, atua como regente e, como convidado, já esteve à frente de orquestras de Uruguai, Argentina, China, Portugal, República Checa, Croácia, Alemanha, Itália, Áustria, Colômbia, Chile, México e Estados Unidos. Em 2019, foi condecorado pelo Ministério da Cultura da França pelo desenvolvimento das artes francesas em seu domínio artístico.


Orquestra Theatro São Pedro

Fundada em 1985, a OTSP tem o compromisso de honrar tudo o que representa o Theatro São Pedro. Desde o seu surgimento, é mantida com apoio da iniciativa privada e por um conjunto de associados. Tendo como atributos a criatividade, a originalidade e a excelência, apresenta uma programação diversificada com obras do repertório da música de concerto, ópera, ballet, música popular e instrumental brasileira, recebendo em seus concertos solistas de renome nacional e internacional. Tem em seu calendário os Concertos Série Theatro São Pedro, a Série Concertos Didáticos Banrisul Corretora de Seguros e a Série Concertos Comunitários Zaffari.

 

SERVIÇO

Jazz em Concerto | Concerto Série Theatro São Pedro

Festival de Música Colaborativo do Sarau do Solar da Assembleia Legislativa do RS

Com a Orquestra Theatro São Pedro, o pianista Luciano Leães e a cantora JJ Thames

Regência e direção artística de Evandro Matté

Dia 20 de junho, quinta-feira, às 20h

Theatro São Pedro (Praça Mal. Deodoro, S/N – Centro Histórico, Porto Alegre/RS)]

 

*INGRESSOS ESGOTADOS*

Transmissão ao vivo 

TV Assembleia: canal aberto 11.2

Portal da TV AL: ww4.al.rs.gov.br/tval

YouTube: ww4.al.rs.gov.br/tval/transmissoes

Facebook: Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul

 

Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet

Patrocínio: Grupo Zaffari, Stihl, Gerdau e Banrisul Corretora de Seguros

Apoio: Gedore, AGCO e MBZ Advogados 

Realização: Fundação Theatro São Pedro, Secretaria de Estado da Cultura e Ministério da Cultura, Governo Federal

 

Programação completa do Festival de Música Colaborativo no Theatro São Pedro

Dia 19 de junho, 20h

Sarau Luciano Maia Trio –  convida Joca Martins, César Oliveira e Rogerio Melo

Sarau Paola kirst –  convida Dionísio Souza, André Paz e Stephanie Soeiro

 

Dias 20 de junho, 20h

Orquestra Theatro São Pedro, com regência de Evandro Matté e os solistas JJ Thames e Luciano Leães

 

Dia 21 de junho, 20h

Coletivo RS Música Urgente, com apresentação de mais de 40 artistas do Rio Grande do Sul

 

Dia 22 de junho, 20h

Sarau Ian Ramil e Banda Tetein

Sarau Nina Nicolaiewsky & Sucinta Orquestra

 

Dia 23 de junho, 18h

Sarau Gabriel Selvage e Lucio Yanel

 

O Festival de Música Colaborativo é uma iniciativa do Sarau do Solar da Assembleia Legislativa RS, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura por meio do Instituto Estadual da Música, Fundação Theatro São Pedro, Associação Pró-Música de Porto Alegre e Coletivo RS Música Urgente.

 

Serviço

Data: INGRESSOS ESGOTADOS

Local: Theatro São Pedro

* este evento disponibiliza medidas de acessibilidade física e de conteúdo

SOBRE A ORQUESTRA THEATRO SÃO PEDRO / POA

A OTSP foi criada em 1985 e, desde então, tem sido mantida com apoio da iniciativa privada e por um conjunto de associados.

A programação diversificada apresenta obras do repertório da música de concerto, ópera, ballet, música popular e instrumental brasileira. Além da programação de concertos oficiais, da série Theatro São Pedro, a OTSP apresenta a série Concertos Didáticos Banrisul Corretora de Seguros e Concertos Comunitários Zaffari, sob direção artística do maestro Evandro Matté. A criatividade e a originalidade sempre estão presentes na programação que conta com solistas de renome nacional e internacional.

Fale conosco

Encaminhe sua dúvida e sugestões para a nossa equipe.

Entre em Contato +