MINISTÉRIO DA CULTURA e STIHL
apresentam:
Orquestra Theatro São Pedro
Série Concerto Theatro São Pedro
Dia 27 de abril, às 20h, com ingressos gratuitos
O concerto da Orquestra Theatro São Pedro de abril será no dia 27 (quinta-feira), às 20h, com os solistas Saulo Javan (baixo-barítono) e Gabriela Nunes (soprano). Os ingressos são gratuitos, mediante 2 kg de alimento não perecível, disponíveis a partir do dia 24 de abril na recepção do Multipalco, das 13h30 às 18h. Com regência do maestro Evandro Matté, a OTSP se destaca como uma das principais orquestras do Estado e desponta com projetos sociais, ao longo do ano, com a Orquestra Jovem Theatro São Pedro e aulas gratuitas de instrumentos para crianças e adolescentes.
O concerto tem o patrocínio da STIHL, GERDAU e BANRISUL CORRETORA DE SEGUROS; apoio MBZ Advogados; Planejamento Cultural da Associação Pró-Música de Porto Alegre; realização Fundação Theatro São Pedro, Secretaria de Estado da Cultura e Ministério da Cultura, Governo Federal, União e Reconstrução.
EVANDRO MATTÉ
É diretor artístico e maestro da Orquestra Theatro São Pedro, da OSPA e do Festival Internacional SESC de Música, em Pelotas. Realizou sua formação musical na UFRGS, na University of Georgia (Estados Unidos) e no Conservatoire de Bordeaux (França). Como convidado, já esteve à frente de orquestras do Uruguai, Argentina, China, Portugal, República Checa, Croácia, Alemanha, Itália, Colômbia e Estados Unidos. Em 2019, foi condecorado pelo Ministério da Cultura da França pelo desenvolvimento das artes francesas em seu domínio artístico.
SOBRE A ORQUESTRA THEATRO SÃO PEDRO / POA
A OTSP foi criada em 1985 e, desde então, tem sido mantida com apoio da iniciativa privada e por um conjunto de associados. Ousadia e busca da excelência são atributos da orquestra, sempre com o compromisso de honrar tudo o que representa o Theatro São Pedro. A programação diversificada apresenta obras do repertório da música de concerto, ópera, ballet, música popular e instrumental brasileira. Além da programação de concertos oficiais, da série Theatro São Pedro, a OTSP apresenta a série Concertos Didáticos Banrisul Corretora de Seguros e Concertos Comunitários Zaffari, sob direção artística do maestro Evandro Matté. A criatividade e a originalidade sempre estão presentes na programação que conta com solistas de renome nacional e internacional.
Orquestra Theatro São Pedro
Data: 27 de abril - 20h
Local: Palco do Theatro São Pedro
Ingressos gratuitos, mediante 2kg de alimento não perecível
* este evento disponibiliza medidas de acessibilidade física e de conteúdo
Saulo Javan (baixo-barítono)
Reconhecido pela crítica especializada como um dos principais artistas de ópera do Brasil, Saulo Javan marca sua carreira com presença frequente em grandes casas de concerto e teatros de ópera do país Destacam-se, entre seus vários trabalhos as montagens de: A Midsummer Night’s Dream – Britten, Aida – Verdi, Die Zauberflöte – Mozart, Don Giovanni – Mozart, Don Pasquale – Donizetti, L’elisir d’amore – Donizetti, Lo Schiavo – C. Gomes, Macbeth – Verdi, Magdalena – Villa-Lobos, Manon Lescaut – Puccini, O Rouxinol – Stravinski, Salomé – Strauss, The Rake’s Progress – Stravinski, Tosca – Puccini, entre outras. Integrou o elenco da Cia. Brasileira de Ópera no papel de Don Bartolo em O Barbeiro de Sevilha por todo o território nacional e cantou a estréia mundial da ópera Dulcinéia em Trancoso de Eli-Eri Moura. Gravou a Sinfonia X – Ameríndia de Heitor Villa-Lobos com a Osesp, sob a regência do Maestro Isaac Karabtchevsky. Em 2002 venceu o Concurso de Canto Nacional Villa-Lobos; como ator estudou com a renomada atriz brasileira Myriam Muniz na Funarte, e com o ator Roney Facchini. Compromissos de 2021 incluíram a estreia brasileira de Il Turno in Italia, de Rossini, no Teatro Adamastor – Guarulhos – SP e Il Signor Bruschino – Theatro São Pedro – SP.
Gabriela Nunes (soprano)
Iniciou seus estudos de canto lírico no instituto de cultura musical da PUCRS sob orientação do baixo pedro spohr, continuando seus estudos com a soprano Adriana de Almeida com o tenor Flávio Leite. fez cursos de aperfeiçoamento no isa (instituto superior de arte do teatro colón) sob orientação da mezzo-soprano Alejandra Malvino; realizou masterclasses com Carlo Colombara (italia), Carla Maffiolleti (Brasil/Holanda), Juremir Vieira (brasil), Linus Lerner (EUA), Ana Maria Gonzales (Espanha) e Luisa Giannini (Italia) etc. Como integrante do Instituto de Cultura Musical da PUCRS, participou de diversas óperas e concertos, interpretando obras de Haydn, Handel, Pergolesi, Mozart, entre outros. Concluiu o projeto Ópera Estúdio, em 2022, como participante ativa, sob orientação da soprano Eiko Senda, do tenor Sergio Sisto e do tenor Flávio Leite. Em 2023, participou da montagem da ópera Suor Angelica, de Puccini, e foi semifinalista do concurso Maria Callas.
A programação diversificada apresenta obras do repertório da música de concerto, ópera, ballet, música popular e instrumental brasileira. Além da programação de concertos oficiais, da série Theatro São Pedro, a OTSP apresenta a série Concertos Didáticos Banrisul e Concertos Comunitários Zaffari, sob direção artística do maestro Evandro Matté. A criatividade e a originalidade sempre estão presentes na programação que conta com solistas de renome nacional e internacional.