Ministério da Cultura apresenta
Orquestra Jovem Theatro São Pedro abre vagas gratuitas para violinistas
As inscrições para participar do projeto de inclusão social e educação musical podem ser feitas de 14 a 29 de março
Crédito da foto: Vinícius Angeli
Para baixar fotos em alta resolução, clique aqui
Projeto de inclusão social que atualmente atende 120 alunos gratuitamente, com o objetivo de formar cidadãos através da linguagem musical e da técnica instrumental, a Orquestra Jovem Theatro São Pedro está com vagas abertas para estudantes de violino. As inscrições podem ser feitas de 14 a 29 de março, sem custo.
Para se candidatar, é necessário ter nível intermediário no instrumento, saber ler partitura, além de ter disponibilidade para participar dos ensaios da orquestra, que acontecem no Multipalco Eva Sopher, ao lado do Theatro São Pedro, nas sextas-feiras e sábados, das 14h às 18h, além das aulas de violino, nas segundas-feiras, em horários a combinar. Nas audições, os candidatos serão convidados a apresentar uma peça erudita de livre escolha, uma escala ou estudo, além de relatar sua experiência musical e trajetória de vida.
Desde o seu surgimento, em 2021, a Orquestra Jovem Theatro São Pedro oferece vivências artísticas e socializadoras a crianças e adolescentes. O projeto, com coordenação geral do maestro Evandro Matté e coordenação pedagógica da professora e maestrina Keliezy Severo, tem como propósito fomentar vivências artísticas e socializadoras, oferecendo a arte como meio de desenvolver a autoestima, as competências cognitivas, a inserção cultural e a cidadania. Além dos encontros dedicados ao violino, a iniciativa conta com aulas de viola, violoncelo e percussão, assim como disciplinas de teoria e percepção musical.
SERVIÇO
Vagas abertas para violinistas na Orquestra Jovem Theatro São Pedro
Inscrições gratuitas a partir de amanhã, 14 de Março, até dia 29 de março neste link: Clique aqui para inscrever-se
Pré-requisitos
– Nível intermediário no instrumento violino;
– Ler partitura;
– Ter disponibilidade de participar dos ensaios (sextas-feiras e sábados, das 14h às 18h) e aulas do instrumento (segundas-feiras, em horários a combinar), no Multipalco Eva Sopher, ao lado do Theatro São Pedro (Praça Mal. Deodoro, S/N – Centro Histórico, Porto Alegre/RS)
Audição
– 1 peça erudita de livre escolha;
– 1 escala ou estudo;
– Relato de experiência e trajetória de vida.
Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet
Patrocínio: Grupo Zaffari, Stihl, Gerdau e Banrisul Corretora de Seguros
Apoio: Gedore, AGCO e MBZ Advogados
Apoio Institucional: Rede ICM de Educação e Assistência Social | Instituto Providência
Planejamento Cultural: Associação Pró-Música de Porto Alegre
Realização: Fundação Theatro São Pedro, Secretaria de Estado da Cultura e Ministério da Cultura, Governo Federal
A programação diversificada apresenta obras do repertório da música de concerto, ópera, ballet, música popular e instrumental brasileira. Além da programação de concertos oficiais, da série Theatro São Pedro, a OTSP apresenta a série Concertos Didáticos Banrisul e Concertos Comunitários Zaffari, sob direção artística do maestro Evandro Matté. A criatividade e a originalidade sempre estão presentes na programação que conta com solistas de renome nacional e internacional.