Orquestra Theatro São Pedro

Orquestra Theatro São Pedro apresenta concerto “De BACH A BRITTEN” no dia 15 de agosto, domingo, às 18h

MINISTÉRIO DO TURISMO e STIHL
apresentam:

De BACH a BRITTEN
Orquestra Theatro São Pedro

Orquestra Theatro São Pedro, de Porto Alegre, apresenta concerto “De BACH A BRITTEN” no dia 15 de agosto, domingo, às 18h

Com obras de Johann Sebastian Bach, Benjamin Britten, Franz Schubert e Heitor Villa-Lobos, o concerto contará com o convidado Claúdio Cruz, que atuará como maestro e solista.

Em parceria com a Fundação Theatro São Pedro, órgão da Secretaria de Estado da Cultura, a Orquestra Theatro São Pedro apresenta o espetáculo “De Bach a Britten”, que conta com patrocínio da Stihl. O concerto ocorrerá dia 15 de agosto, às 18h, no Theatro São Pedro, com ingressos gratuitos (mediante a doação de 2kg de alimento não perecível), com retirada de 11 a 14 (quarta a sábado), na recepção do Multipalco Eva Sopher (ao lado do Du’Attos Restaurante), das 13h30 às 18h, ou até acabarem os ingressos. Seguindo o protocolo de higiene e distanciamento, limitamos a 30% da capacidade de público (190 espectadores) e não haverá troca de ingressos no dia da apresentação para evitar aglomerações.

O evento será transmitido ao vivo no canal do youtube da Orquestra Theatro São Pedro Porto Alegre (https://bit.ly/3lR1MFc).

*este evento disponibiliza medidas de acessibilidade física e de conteúdo

Em tempos de distanciamento social, a orquestra se transforma para levar a música de concerto para todos os gaúchos e, com a transmissão pelo youtube, para todo o mundo. O concerto terá a regência e solos do maestro e violinista Cláudio Cruz. No programa, clássicos de Bach, Schubert, Villa-Lobos e Britten, como Variações sobre um tema de Frank Bridge, Benjamin Britten.

PROGRAMA

Bach, Johann Sebastian| Concerto em Lá menor BWV1041
Schubert, Franz | Rondo em Lá maior para violino e orquestra D438
Villa-Lobos, Heitor | Quarteto n 1 |*Adaptação para cordas de Cláudio Cruz
Britten, Benjamin | Variações sobre um tema de Frank Bridge

– – – – – – – – – – – – – – – – – – –

Realização: Associação Pró-Música POA, Fundação Theatro São Pedro, Secretaria da Cultura do RS, Ministério da Cultura, Secretaria Especial da Cultura, Governo Federal – Pátria Amada Brasil.

Patrocínio: STIHL, GERDAU
Apoio: INBETTA, DUFRIO, BECK DE SOUZA ENGENHARIA

Planejamento Cultural: Associação Pró-Música de Porto Alegre

– – – – – – – – – – – – – – – – – – –

SOBRE A ORQUESTRA THEATRO SÃO PEDRO / POA

A OTSP foi criada em 1985 e, desde então, tem sido mantida com apoio da iniciativa privada e por um conjunto de associados. Ousadia e busca da excelência são atributos da orquestra, sempre com o compromisso de honrar tudo o que representa o Theatro São Pedro. A programação diversificada apresenta obras do repertório da música de concerto, ópera, ballet, música popular e instrumental brasileira. Além da programação de concertos oficiais, a OTSP apresenta anualmente a série de Concertos Theatro São Pedro, série de Concertos Banrisul para Juventude e Concertos Comunitários Zaffari, sob direção artística do maestro Evandro Matté. A criatividade e a originalidade sempre estão presentes na programação que conta com solistas de renome nacional e internacional.

CLÁUDIO CRUZ | Maestro e Violinista

Iniciou-se na música com seu pai, posteriormente recebeu orientações de Erich Lenninger, Maria Vischnia (violino) e George Olivier Toni (Teoria e Regência). Foi premiado pela Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA), Prêmio Carlos Gomes, Prêmio Bravo, Grammy Awards entre outros. Tem atuado como regente convidado em diversas orquestras na América do Sul, EUA, Europa e Ásia. Participou de diversos Festivais de Música Internacionais e no Brasil. Foi Diretor Musical da Orquestra de Câmara Villa-lobos, Regente Titular das Sinfônicas de Ribeirão Preto, Campinas e da Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Gravou mais de 50 CDs, grande parte dedicados a música brasileira. Atuou como Diretor Artístico e Regente em várias montagens de óperas. De 1990 a 2014 ocupou o cargo de Spalla da Osesp. Atualmente é primeiro violino do Quarteto Carlos Gomes, Regente e Diretor Musical da Orquestra Jovem do Estado de SP, com esta participou de diversos festivais pela Europa e Estados Unidos. Em 2021 estão previstos vários lançamentos de CDs, entre eles os trios de Villa-lobos com Antônio Meneses e Ricardo Castro, um álbum com a pianista Olga Kopylova, um álbum com o pianista Marcelo Bratke, um álbum atuando como Regente e Solista com a Camerata Sesi de Vitória e os Quartetos de Meneleu Campos, com o Quarteto Carlos Gomes.

SERVIÇO

Orquestra Theatro São Pedro, Porto Alegre
Concerto “De Bach a Britten”
Data: 15 de agosto de 2021, às 18h
Local: Theatro São Pedro, 18h (Marechal Deodoro, s/nº – Centro Histórico/POA-RS)

Com presença de público (30% da capacidade do TSP).
A retirada de ingressos é gratuita mediante a doação de 2 kg de alimento, na bilheteria do Multipalco, do dia 11 (quarta-feira) até 14 (sábado), das 13h30 às 18h (ou até acabarem os ingressos).
*Não haverá troca de ingressos no dia da apresentação para evitar aglomerações.

Transmissão ao vivo no YouTube da Orquestra Theatro São Pedro Porto Alegre (https://bit.ly/3lR1MFc)
.

Orquestra Theatro São Pedro

Maestro e Violinista |Cláudio Cruz

– – – – – – – – – – – – – – – – – – –

LEI DE INCENTIVO A CULTURA
Patrocínio: STIHL e GERDAU
Apoio: INBETTA, DUFRIO e BECK DE SOUZA ENGENHARIA
Planejamento Cultural: Associação Pró-Música de Porto Alegre
Realização: Fundação Theatro São Pedro; Secretaria de Estado da Cultura; Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal – Pátria Amada Brasil.