Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro

Orquestra de Câmara Theatro São Pedro arrecada mais de 680Kg de alimentos com Concertos Dominicais 2017

Em três datas do mês de agosto, a Orquestra de Câmara Theatro São Pedro (OCTSP) realizou a série Concertos Dominicais 2017. A proposta era apresentar música erudita misturada com outros gêneros, como MPB e jazz, em horário nobre para famílias, às 11h. Para assistir o concerto, o interessado só precisava trocar 1Kg de alimento não-perecível por um ingresso. Os três eventos foram um sucesso.

No dia 6, as obras de Caetano Veloso e Chico Buarque foram cantadas por Gisele De Santi e Dudu Sperb. A OCTSP iniciou o programa da melhor maneira possível: com lugares completamente lotados, tanto que os ingressos para a primeira apresentação dos concertos populares acabaram em um dia.

No dia 13, especial de Dia dos Pais, a homenagem foi a Johann Sebastian Bach (1685-1750) que teve mais de 20 filhos. O músico alemão é considerado um ídolo de muitos profissionais e admiradores do erudito, assim, sob regência do maestro Antônio Borges-Cunha, esta foi uma oportunidade do público conhecer mais da obra de Bach. Foram apresentados o Concerto de Brandenburgo n°3 em Sol Maior, a Suíte n°2 em Si Menor, com a solista Cláudia Schreiner (flauta) e o Concerto de Brandenburgo n°5, com os solistas Fernando Cordella (cravo), Ariel Polycarpo (violino) e Cláudia Schreiner (flauta).

E, por último, o Edu Martins Grupo foi a atração do dia 20. Com composições do baixista Edu Martins, além de improvisações e uma releitura de “Garota de Ipanema”, a Orquestra se juntou com o conjunto de Edu para misturar música brasileira com jazz contemporâneo. A cantora Ana Lonardi participou em duas canções também.

Com os concertos de agosto, a OCTSP arrecadou mais de 680Kg de alimentos e foram beneficiadas com o projeto as seguintes instituições: o CPCA – Instituto Cultural São Francisco de Assis, o Lar Santo Antônio, o Portas Abertas do bairro Morro Agudo, a Casa do Artista de Porto Alegre e a Igreja Evangélica Assembleia de Deus do Distrito 23. E a série Concertos Dominicais 2017 foi possível graças ao financiamento da Pró-cultura, lei de incentivo à cultura do Rio Grande do Sul, e teve o patrocínio da Gerdau.